O que é o pós-parto? E o que significa perinatal?

Durante esse período, até 80% das mulheres podem vivenciar o chamado “baby blues”: episódios de choro, tristeza repentina, sobrecarga ou inquietação que costumam surgir alguns dias após o parto e se resolver espontaneamente em até duas semanas.

É importante lembrar: isso não é frescura.
São respostas emocionais ligadas às mudanças hormonais intensas que acontecem no corpo da mulher.

Mas e quando esse mal-estar persiste, se intensifica ou começa a interferir no vínculo com o bebê e na qualidade de vida?

É aí que precisamos olhar para o que chamamos de período perinatal.

O período perinatal abrange desde a gravidez até o final do primeiro ano após o nascimento do bebê.

É uma fase longa e delicada, onde podem surgir quadros como ansiedade, tristeza profunda, culpa, medo de não estar “dando conta” ou mesmo sensação de desconexão com o bebê.

Esses sentimentos não são raros.
E o mais importante: eles têm nome, têm explicação e têm tratamento.

Falar sobre saúde mental perinatal é abrir espaço para que mulheres não precisem viver esse momento em silêncio — ou sentindo vergonha de não estarem “felizes o tempo todo”.

O que é o pós-parto? E o que significa perinatal?

Você provavelmente já ouviu alguém dizer “pós-parto” se referindo ao tempo logo após o nascimento do bebê. Mas essa fase vai além dos primeiros dias.

O termo “quarto trimestre” costuma nomear as primeiras 12 semanas após o parto — um tempo de grandes mudanças físicas, emocionais e de adaptação à nova rotina.